Domingo, 4 de Março de 2007

Dúvidas, receios e preocupações

Desde que soube que estava grávida, muitas são as minhas dúvidas, receios e preocupações, talvez normais na gravidez, talvez exageradas, mas elas estão lá, e todos os dias me "assaltam" os pensamentos, transformando o momento único que é a gravidez em algo não tão calmo como se deseja...

Ao inicio na minha ignorância pensei que bastasse seguir os conselhos do médico, e fazer os exames que ele me pede, mas com o passar do tempo, existem tantas dúvidas que não vejo tiradas, principalmente no que diz respeito à saúde do Fábio, sei agora (e já tarde) que não bastam as ecos e as analises ao sangue para diagnosticar todas as maleitas possíveis, digo isto porque existem até maleitas que nem faço ideia que existam, e lembrei-me disto porque na eco a Drª. observa com muita atenção os ossos do narizinho do Fábio e o lábio dele e disse que esta observação era para despistar a existencia de "Lábio bifi(qualquer-coisa-que-não-apanhei-bem)", e que era muito importante, e nesse instante eu perguntei... Mas que raio é isso??? E como não sei o nome certo nem pesquisas posso fazer!!!!! Mas a pergunta não foi só essa, e o resto das anomalias possíveis como posso saber que o Fábio está imune a isso tudo??? Trissomias e afins, como posso saber???

Eu sei a ignorância foi minha, toda minha...

E hoje roe-me por dentro esta minha estupida ignorância... Mas é que eu quando trabalhei na clínica em Lisboa, trabalhei com um obstrecta e ele, o médico, esse sim era o responsável pelo despiste de todas as maleitas, só um médico sabe das maleitas e só ele nos pode orientar no que diz respeito a isso!

Eu sei que falei com o meu médico quando soube que estava grávida, dizendo-lhe que eu e o marido somos primos (não directos), e se era necessário algum exame especifico para despistar possiveis anomalias, ao qual ele simplesmente disse não ser necessário, "O bebé já tá ai dentro!" Não gostei NADA da resposta... Mas ele lá continuou que é muito improvável porque não somos primos directos!

Já tinha colocado esta questão ao obstrecta com quem trabalhava muito antes de engravidar e ele disse-me que não havia problema nenhum!

Mas hoje digo uma coisa, não quero com isto tirar o mérito aos médicos que trabalham nos centros de saúde, conhecidos como médicos de clinica geral ou médicos de familia, se pensar num próximo filho, farei TUDO para ser acompanhada por um médico especializado, para isso claro num consultório particular, que seja, estou neste momento a pensar fazer um seguro de saúde para quando o Fábio nascer ser visto num médico particular e não nas consultas do centro! ATENÇÃO, não tenho razão de queixa nenhuma da "caixa" mas um facto é verdade não há tanto profissionalismo e ACOMPANHAMENTO (até no tempo de consulta!!!!) como num médico especializado na área a comparar com um medico que sabe de tudo um pouco! Que me corrijam se estou enganada... Mas "cada macaco no seu galho!"

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

E hoje mesmo com a chuva que não larga esta "terra pussunhenta" (alcunha que dei a este canto do nosso Portugal, desculpem-me quem é de cá, mas é o que sinto)

Continuando decidi lavar a roupinha (alguma) do meu menino e fazer o que todas as Mães fazem e eu TANTO desejei....

E no momento em que tinha tudo estendidinho com a ajuda do Pai, deu um raio de sol, entretanto começou a cair "calhaus" do céu!!!

Ahhh o Pai alinhou MUITO nesta tarefa ardua, sim que ele estava a ver-se "à nora" com as molinhas da roupinha do Fábio, e já só falava sózinho, e eu por trás a corrigir TUDO o que ele fazia, até que se enervou e zás, palmada na minha mão "julgas que só tu é que sabes fazer???????" ADMITO é do meu feitio, só eu é que sei mais ninguém faz bem como eu!!!!!  Quem me conhece sabe e diz que eu tenho um "feitiozinho-da-merda", prontos não é mentira nenhuma!!!

E a barriga???? Anda envergonhada...

Mas cá tá ela com 32 semaninhas a famosa "Pançudinha da minha Mãe" e a mais recente alcunha do tio do Fábio " A Gudinha"

 

 

Pela mamã Katya às 19:17
link do post | Digam ao Fábio & Beatriz | favorito
9 comentários:
De mimika a 4 de Março de 2007 às 21:04
Eu, quando decidi optar por uma médica particular, também ponderei bastante! O que me fez decidir foi precisamente pelo facto de achar que ao ser seguida pela médica de família ela não era, de facto, da especialidade. Agora passado este tempo, apesar de pagar uma pipa de massa não estou arrependida, mas também te digo quando as coisas têm que correr mal podem acontecer nas duas situações. Pelo que me apercebi, conversando com pessoas que andam a ser seguidas pelos Centros de Saúde, a única diferença foi o facto de ter feito 2 rastreios, um no primeiro outro no segundo trimestre, cujos resultados permitem elaborar um risco para a Síndrome de Down, Trissomia 18 e pode ainda detectar gestações de fetos com outras anomalias dos cromossomas ou defeitos congénitos. De resto, acho que manda fazer o normal, as ecos (fiz 4), análises ao sangue e à urina e aquelas análises de tolerância à glicose. Apesar de tudo isto, é impossível detectar tudo, nós temos que confiar e acreditar que vai correr tudo bem. Eu gosto muito da minha médica, mas também não me senti especialmente segura....não sei...deve ser normal a nossa preocupação/medo.

Essa questão que falas no lábio, eu também não sei o nome, mas já ouvi falar. Há crianças que nascem com uma deformação no lábio e que afecta também céu da boca.

Qt às roupinhas, que bom que o Pai ajudou e andou envolvido nessa tarefa, é mto bonito! Estender a roupinha também faz parte das actividades lindas de preparação para a chegada dos nossos bebés.

A tua barriguinha está lindaaa! Gostei da alcunha que te deu o tio do Fábio “Gudinha” é carinhosa.

Beijinhos
De Barriguita a 4 de Março de 2007 às 21:53
olá!
os teus receios são comuns a todas as grávidas. apesar de termos, hoje, bastantes meios para despistar algumas doenças, coisas tão simples como saber se vão ouvir, se vão falar, ver... isso não podemos saber.
Eu estou a ser seguida por uma médica particular. infelizmentetenho seguro de saúde, mas quando fiz "esqueceram-se" de me dizer que o período de carência para obstetricia era de ano e meio e nao 3 meses. resultado: so a partir deste mês é que vou pagar menos pelas consultas, até agora tenho pago tudo e acredita que ainda é um bocado, mas acho que vale a pena.
Não fizeste o rastreio bioquímico? assim terias despistado a existência de trissomia 21, mas se a médica tivesse visto alguma coisa "anormal" de certeza que teria dito.

O teu estendal está parecido com o me!. a diferença é que muita coisa não secou e hoje voltei a lavar tudo e pus algumas coisas na máquina de secar... este tempo está mesmo contra nós, e temos de ter tudo prontinho para os nossos meninos.

Beijocas e fica sossegada... trabalho com crianças e agora, mais do que nunca, dou por mim a pensar se o meu filho será saudável... acho que é mais que legítimo, mas nada podemos fazer a não ser ter muita fé de que tudo estará bem e que fizemos o melhor que soubemos!
De Sonia a 5 de Março de 2007 às 09:28
Pois é....há algumas diferenças pelo que pude ler no teu post.
No meu caso, e já pensanado em engravidar, aderi ao Multicare. Isto porque realmente as consultas a nível particular são muito caras.
Tal como a mimika também fiz o rastreio pré-natal para despistar a trissomia 21, tolerância à glicose, etc....mas também sou de acordo que nos Centros de Saúde não deixam estas questões ao acaso.
Quanto ao lábio, julgo ser o lábio leporino. Mas já deveria ter sido detectado se fosse o caso.
Não te preocupes que está tudo bem.
Goza agora estes dias com a maior intensidade que conseguires pois o Fábio está a caminho!
Beijinhos muito grandes
Sónia e Guilherme
De onossopimpolho a 5 de Março de 2007 às 10:13
Olá,

Eu também não fiz o rastreio e ando num médico particular, falamos no assunto de início mas ele disse que só me mandava fazer se a ecografia desse algum alarme de alguma coisa não estar bem. Ele já é um médico com muitos anos de experiência e explica-nos tudo muito bem. Logicamente tenho receio que algo não esteja bem, mas julgo que isso é um receio de todas as mães. No fim vamos ter os nossos pequenos fortes e saudáveis :)

Eu ando deserta de começar a lavar as roupinhas do Tomás, mas agora com o repouso tenho que ter calma e se o pimpolho não for muito apressado (como aparenta ser) ainda vou ter muito tempo para as lavar e arrumar tudinho, quando começar a vir o solinho começo com essa tarefa.

Beijinhos
De rita a 5 de Março de 2007 às 11:38
Barriguita liiiinda!
Temos a mania q só nós é q sabemos fazer as coisas:) Eu também sou assim :)
Também tenho tantas dúvidas e tantos receios...mas acho q é mesmo assim. De certeza q serás uma excelente mãe e o teu Fábio terá muuuuito orgulho em ti.
Bjs
De Ana e carolina a 5 de Março de 2007 às 11:56
Olá Kida!!
Olha sabe que vi uma gravida que parecia mesmo ser tu!? Será que era?
Olha tens toda razão em relação a um pediatra para o fabinho, eu tb fiz esta opção e até agora não tenho razões de queixas, adoro a médica da Carol, começas já por ir vendo com os amigos alguns pediatrase só aceita peditras que possasm fornecer os seus contactos....
Eqto a mala pronta, acredito que estejas tão anciosa, faz sim!!! eu fiz logo!
Uma beijoca gorda nesta barriguita linda
De Filipa a 5 de Março de 2007 às 14:40
Olá Kátia! Eu sou a Filipa, mulher do Sérgio e mãe do Tomás. Ao ver o teu blog fico com uma imensa saudade dos meus tempos de barriguda, enfim... Percebo perfeitamente as tuas inseguranças, também a mim era o que mais me atormentava, não ter um bébe saudável e perfeitinho, mas acho que todas as mães passam por isso. Só quando vi o Tomás nos meus braços é que suspirei de alívio. Mas Vais ver que vai correr td bem e que o Fábio vai ser lindo e saudável, acredita. O Tomás vai ganhar mais um amiguito!!! Muitos beij e felicidades para os papás babados. Ser mãe é a melhor coisa que nos pode acontecer, vais ver.
De María a 5 de Março de 2007 às 15:06
lol lol Gostei imenso deste post e das roupinhas do Fábio!!! Quanto aos médicos, pois concordo em tudo o que dizes, desde o tempo de consulta, aos conselhos e o facto de serem especializados, tem muita importância. Tenho uma amiga minha que ia às consultas com o filho na Caixa e nunca saía de lá satisfeita, até que lhe indiquei a minha pediatra e ela nunca mais lá foi com o míudo! Paga-se mas compensa. Bjnhos
De cristina a 5 de Março de 2007 às 22:59
olá meu nome é Cristina moro em Brasilia e adorei o seu cantinho, sei muito bem o que vc está vivendo a ansiedade do nascimeto de um ser que nem imos o seu rostinho mas que ja amamos tanto mas não se preucupe qnd vc ver o rostinho do seu bebe toda a ansiedade e medo passa na hora...depoi vai me visitar tive minha 1 filha a um mês atrás:sarahamada.uniblog.com.br

Comentar post

Fábio & Beatriz

pesquisar

 

Castelos recentes

Mãe de menino

Eternamente meu...

O dia antes do nascimento...

O teu Batizado e Primeiro...

Promessa cumprida

6 meses depois

Primeiro dia berçario da ...

8 do 8 a partir daqui nun...

Aqui já se dorme fora de ...

Filhos

Por onde pousamos

Castelos antigos

Novembro 2014

Junho 2013

Maio 2013

Março 2013

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Julho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Abril 2006

Março 2006

blogs SAPO

subscrever feeds