Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009
Amargas...
Apenas me lembra de lhes chamar isto...
E se hoje decido escrever (cedo ainda) sobre isto é muito por todas as que aqui passaram, comentaram, mandaram sms, enfim se preocuparam...
A TODAS O MEU OBRIGADO!
É por isto que esta "comunidade" é tão especial...
Consulta de ginecologia, rotina, até aqui normal, queixo-me apenas de algum incomodo na cicatriz da cesariana, julgo eu ser a cicatriz...
E mais importante o que me leva a antecipar a consulta anual de rotina em 3 meses, a dor que muitas vezes sinto no peito esquerdo e no qual não consigo palpar qualquer nódulo suspeito...
Primeira pedra...
Quisto com um centímetro e meio no seio esquerdo, só agora depois de o ver negro e feio na eco o consigo palpar com exactidão e penso "como posso eu nunca ter sentido isto?"
"Os cistos são sacos cheios de líquido que podem se desenvolver nas mamas e que podem ser facilmente palpados. A causa dos cistos mamários é desconhecida, embora eles possam ter relação com lesões. Algumas vezes, os cistos causam mastalgia. Para aliviar a dor, o médico drena o líquido do cisto com o auxílio de uma agulha fina.
O líquido é enviado ao laboratório para exame microscópico. O médico observa a cor e o volume e se o cisto desaparece após a drenagem. Quando o líquido é sanguinolento, castanho ou turvo ou quando o cisto reaparece nas 12 semanas posteriores à drenagem, o cisto inteiro é removido cirurgicamente porque, ainda que em casos excepcionais, existe a possibilidade de desenvolvimento de um câncer na parede do cisto. "
Fonte: Manual Merck
segunda pedra...
Vários quistos (folículos) no ovário esquerdo, por isso me perguntou se a minha menstruação era regular, se tive ou não facilidade em engravidar do meu filho...
"Acredita-se que a síndroma dos ovários poliquísticos (polycystic ovary syndrome, PCOS), agora mais conhecida como a doença dos ovários poliquísticos (polycystic ovary disease, PCOD), é a causa mais comum de disfunção ovárica em mulheres em idade reprodutora. Como tal, é claramente uma causa muito importante de infertilidade e necessita ser descrita com algum detalhe.
PCOD é uma condição na qual os ovários estão aumentados, com uma camada externa lisa,mas mais espessa do que o normal. Muitos pequenos quistos recobrem essa superfície, os quais são por si mesmos inofensivos, mas podem causar amenorreia ou Oligomenorreia, resultando em infertilidade."
Fonte: http://www.fertilityportugal.com/portugal/index.jsp">http://www.fertilityportugal.com/portugal/index.jsp
e sim, esta foi a pedra no sapato que mais me incomoda, ainda não falei com a ginecologista, ainda me faltam alguns exames para depois lhe levar tudo, sentar com ela e fazer uma data de perguntas dificeis...
E sabe bem quem me conhece o quanto para mim é importante o poder ser Mãe outra vez, pudesse eu, e teria uma data de filhinhos atrás de mim, tipo pintainhos... Resta-me as duvidas, e uma pequena réstia de esperança que haja alguma solução...
No teu caso estou a rever um pouco do meu. Tenho sentido um grande desconforto no seio esquerdo também, desde Dezembro. Também não sinto nada.....mas vou marcar uma consulta pois fiz eco mamária em Outubro e estava tudo bem. Em relação aos quistos, uma amiga minha tinha antes de engravidar e teve uma gravidez normalissima. Resultado, quando teve o bebé os quistos....desapareceram, sem tratamento. Espero que tudo corra pelo melhor.
Muitos beijinhos
De
LEA a 25 de Fevereiro de 2009 às 23:46
Não se se ficou o meu comentário que deu erro!!!
De
Raquel R. a 25 de Fevereiro de 2009 às 23:51
Que chatice... é normal que fiques apoquentada!!1
Olha, qt à mama não posso falar, mas eu antes de engravidar tb tinha quistos nos ovários e não foi problema.
Beijokas e tudo de bom!
(Adorei o mecânico Fabico!)
De
LEA a 25 de Fevereiro de 2009 às 23:56
Caramba não ficou e tinha escrito um testamento...
Vamos lá novamente:
Ó amiga tu tem calma, que tudo não há-de passar de um grande susto.
Antes de engravidar do Cris, tinha um nódulo na mama esquerda, que chegou ao 16mm, por causa dele tinha que fazer eco-mamárias de 6 em 6 meses, pois como historial de cancro de mama dos 2 lados da família, tinha que ser, com a gravidez do Cris desapareceu. Mas quandoe stou para ficar mestruada, doi no sitio onde o tinha... Os meus peitos são quísticos, são formados por quistos, mas o único problema disso, é que não produzo tanto leite.
Quanto aos ovários, vais ver que não te vai impedir de ser novamente mamã. Quando eu fiquei grávida da Maria, também me disseram que não estava grávida que era intestinos, ou que as dores que tinha que poderia ter sido um quisto que tinha rebentado, pois bem,o que eu sei é que à 6 meses que tenho uma linda menina e tu também vais ter. Se não for menina que seja menino ou gémeos mesmo, mas não te preocupes que vais voltar a ser mamã. Queres apostar??? A menos que não vás aos treinos, para eu perder a aposta... lol
Beijocas e força... Calma e pensamentos positivos e estou aqui para o que der... Bjs
De dina a 26 de Fevereiro de 2009 às 00:35
desculpa a invasão...nem sei como vim parar ao teu blog...e já que passei quero desejar-te muita força e pensa positivo, eu tambem tenho alguns nódulos no peito, quistos cebácios como lhe chamam, tenho que andar vigiada, mas o meu médico é tão bom ou tão mau que nunca tem vagas...fiz a ultima eco em outubro de 2008 e marquei logo consulta e imagine-se só para 24 de abril deste ano que é o mais rápido...sei que não é facil pensamos sempre o pior, mas força e coragem...não há-de ser nada
De
maria a 26 de Fevereiro de 2009 às 01:00
Não começes a sofrer por antecipação..
Vais ver, que vais poder realizar novamente esse teu "sonho".
um bjnho.
De
Celine a 26 de Fevereiro de 2009 às 08:50
Amiga não sofras por anticipação, eu também tenho os ovários poliquisticos e engravidei.. só tive que fazer um pequeno tratamento com comprimidos para regular a menstruação.. e em 2 mesinhos engravidei.. vais ver vai correr tudo bem..
FORÇA
Celine
Apenas para te desejar o melhor, de nós os 3.
cumprimentos a todos deste país frio.
De Siaam a 26 de Fevereiro de 2009 às 10:24
Miga relativamente aos ovários poliquisticos podes ficar descansada. Pode ser mais dificil engravidar mas consegue-se. Eu tenho, fiz medicação e passado 8 meses de tentativas engravidei.
Beijinhos
De
Mãe daTiz a 26 de Fevereiro de 2009 às 11:11
Minha querida tem calma, tu não tens nada de grave! Eu tenho exactamente as mesmas queixas que tu, mas como já as tenho à tantos anos, já não me chateiam, nem dou por elas... tenho sim que as vigiar regularmente, ms não é motivo de alarme.
Tenho frequentemente, nódulos no peito, começaram aos 14 anos, retirei 2 maiorzitos aos 20 e desde então já me tornaram a surgir mais... nada de especial, simplesmente o tecido mamário é propenso à formação destes inquelinos indesejáveis ;)
Eu tenho ovários poliquísticos, detectei aos 19 anos... nada que um indutor de ovulação não resolva. Passado 2 meses cá estava a minha Tiz!!!
A minha ginecologista, com ovários poliquísticos, vai no 4º filho ;)
Não te stresses, tudo tem remédio !!!
Se precisares de alguma informação, sabes onde me encontrar.
Mil beijos***
Comentar post